terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Namoro Cristão: O beijo, pode ou não pode?


Andando por alguns blogs e, mais precisamente, o naomordamaça.com (do qual utilizarei as imagens também no post), me deparei com esse tema no qual discordei em alguns pontos do Fernando Ortega, mas também, concordei em outra boa parte. No mais, já muito me perguntaram a esse respeito, sobre a corte – relacionamento até onde entendi é aquele que me falaram onde as pessoas decidem não se beijarem até o casamento, e assim, ficam namorando, mas não podem se beijar, só cortejar o (a) amado (a).

Não irei me aprofundar muito no assunto para isso poder render mais tópicos e curiosidades sobre o tema. Apesar de que nossa intenção é sempre “simplificar” a quantidade de informações para que vocês leiam ao respeito de assuntos pertinentes.

Beijar não é pecado, MAS PODE CONDUZIR AO PECADO. Pense só no assunto. 1 Coríntios 6:12 diz: Tudo me é lícito mas nem tudo me convém.

Apesar de já ter ouvido diversas versões sobre o “pecado” do beijo ou mesmo este “antes do casamento”, na Bíblia que conheço e tenho por costume ler e estudar não encontrei nenhum alicerce plausível para esse tema e a mesma também não aborda sobre este assunto. Porém, existe um guia para com relação a essa atitude que é a intimidade com Deus. Importante salientar que intimidade é diferente de religiosidade! Ir para a igreja não é resposta para saber se uma pessoa é realmente de Deus ou não.

A meu entender torna-se uma expressão de carinho. Mas também tem-se que chamar a atenção para a seriedade disso! Logo você pode ter um tipo de entendimento que para gesto de carinho possa se limitar a abraços, afagos no rosto ou mesmo algumas palavras de amor ou algum beijo na testa. Digo desde já que não tenho nada contra aqueles que optam por esse posicionamento.

O beijo assim como o afago, assim como a conversa e assim como o abraço ou qualquer outra forma de carinho que possa ser citada vai depender das verdadeiras intenções do casal. Assim como o beijo é uma porta de entrada para o sexo, o abraço pode ser usado pela mesma estratégia usando-o para “reconhecer” o corpo do parceiro(a) e carícias no rosto também, se não se tomar cuidado, se transformarem em momentos de indução a intimidade.

Assim como palavras de amor são bem-vindas, acredito que também existem os beijos respeitosos. Se o padrão de namoro é com base em santidade, visando o casamento e o amor e respeito para com o próximo, não será o beijo o culpado da “queda” (termo muito usado na igreja para quando existe uma relação sexual entre um casal [homem e mulher] antes do casamento) do casal se os mesmos não tiverem tomado por base os princípios bíblicos de uma vida cristã. O Fernando salientou algo que me chamou a atenção, pois afirmou que “que paixão procura suprir suas carências e o amor busca suprir a carência do cônjuge.”

A questão crucial é: beijar não faz você pecar, mas o resultado dele pode fazer você pecar. Quer saber como, observe:

SENSAÇÕES:
Beijar gera sensações. Homem reage de uma maneira completamente diferente da mulher a um beijo. Ele chega a ficar excitado com um simples toque, quanto mais a um beijo! Por isso, a dosagem pode vir a ajudar e muito nesses casos. Mulheres, se isso soa como novidade para vocês, prestem mais atenção no namoro, pois se for depender dos homens eles sempre tentarão “avançar o sinal”. Então, vão com mais calma com relação aos toques e carícias. Se você permitir o beijo será o alargador do caminho. Uma faca de dois gumes? Talvez.

DEFRAUDAÇÃO
Sem os devidos cuidados após o beijo, o desejo do homem (ou mulher) não é saciado. E assim, oferecer algo e não cumprir é defraudação. O desejo latente não saciado gera uma brecha que pode potencialmente levar seu cônjuge a pecar.

REAÇÃO
Se a pouco já não foi dosada e não se colocou os devidos “pingos nos ‘i’s” na relação a tendência dos corpos se transformarem em corrimão é gigantesca. Você sabe, toda ação, gera uma reação. Um beijo pode trazer reações totalmente fora de controle. Já que o homem gosta de tocar e pra piorar a coisas, mulher gosta de ser tocada! Então não se pode afirmar que o relacionamento estava sendo cumprido de acordo a “vontade de d‘eu’s”.

CONSELHO
Se você me pedisse um conselho (e sei que poucas pessoas fariam isso) para este assunto, eu te diria:
CUIDADO! Existe muita coisa em torno do beijo. Quanto mais puder se preservar e manter a pureza em seu relacionamento maior é a probabilidade de obterem o sucesso. Não quer beijar, tudo bem. Se vai querer beijar, coloque as “cartas na mesa” e explique a real intenção do relacionamento que você quer ter. É melhor sair com a fama de santinho(a) do que com uma gigantesca variedade de digitais pelo corpo.

COMO FAZER ENTÃO?
O maior propósito no namoro é: o namoro não é pra fazer vocês felizes, é pra fazer JESUS feliz. É para adorar a DEUS. Se através da vida do casal isso não está acontecendo, tem algo (ou muita coisa) errada. Dessa maneira o casal precisa orar, ler a bíblia e fazer estudos juntos (isso mesmo, os dois). Se você não faz isso posso lhe afirmar que estão perdendo tempo estando fora do propósito.

Como não tenho a autoridade o suficiente de “estar namorando” ou envolvido em algum relacionamento, termino o texto com as palavras do Fernando Ortega que tem maior experiência no assunto.

“Vocês perceberão que a medida em que forem se envolvendo com DEUS, ELE mesmo direcionará o relacionamento. A decisão por beijar ou não é de vocês. Como disse, acho melhor vocês não se beijarem. Se já se beijaram, vigiem! A única intimidade que um casal de namorado ou noivo deve ter é com DEUS!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário